A Rainha, Experiências Extraordinárias para a Primeira Infância

2017.12.03_A Rainha_Fabio Caffe 0044
A Rainha – Experiências extraordinárias para a primeira infância. Teatro Sérgio Porto, Humaitá, RJ, 03/12/2017

A RAINHA , EXPERIÊNCIAS EXTRAORDINÁRIAS é um espetáculo interativo direcionado​​ para a primeira infância (de 3 a 6 anos) que convida as crianças a adentrar o mundo onírico, mágico e efêmero das fábulas e contos de fada. Vestida com grandes saias infláveis e flutuantes  de onde as coisas surgem e somem a Rainha se transforma o tempo todo. As crianças são convidadas a interagir com esta Rainha e este lugar, através do movimento, do toque, da escuta, da sensibilidade e do olhar. E assim, elas podem explorar experiências  sensoriais, com o toque, a escuta , os sons, texturas, movimento, objetos, ritmos e canções que desvendam novas possibilidades na construção do seu brincar.

Queremos oferecer para as crianças e seus pais uma oportunidade para vivenciar o mundo extraordinário e sensível da criança que demonstra afeto e empatia pelo mundo e pelo outro.  O encontro que se dá neste espetáculo é também uma oportunidade para os pais observarem seus filhos pequenos em plena criação, onde a imaginação reina. Uma janela artística e afetiva para ver e viver o mundo.

Clip da Rainha

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Espetáculo A Rainha e o Lugar. Cidade das Artes, RJ, 09/07/2016
Espetáculo A Rainha e o Lugar. Cidade das Artes, RJ, 09/07/2016
Espetáculo A Rainha e o Lugar. Cidade das Artes, RJ, 09/07/2016
Espetáculo A Rainha e o Lugar. Cidade das Artes, RJ, 09/07/2016

 

ANDREA JABOR fala sobre sua OFICINA-ESPETÁCULO para a Primeira Infância de 2 a 5 anos que originou o espetáculo “A RAINHA: experiencias extraordinárias para a primeira infancia.” Aqui, Andrea oferece um encontro inédito especialmente pensado para os pequenos. ( duração 45 minutos).

Esta apresentação é uma oficina-espetáculo improvisada, direcionada​​ para a primeira infância (2 anos até 5 anos) onde as crianças, junto aos Pais (ou parentes) vão assistir e interagir livremente com a cenas da RAINHA E O LUGAR. A proposta é adentrar de forma espontânea e pelo movimento o mundo lúdico, extraordinário e poético do movimento das crianças através de experiências sensoriais.

Nesta oficina-espetáculo improvisada, Andrea Jabor dança primeiro para as crianças, e depois com as crianças, brincando de ser Rainha e criança, vestida com grandes saias infláveis e flutuantes, ela convida as crianças para vivenciarem experiências poéticas e extraordinárias, num cenário que é uma “floresta” de 100 balões brancos de hélio que flutuam  (presos  o chão com uma fita crepe). Andrea também utiliza tecidos esvoaçantes, bules, caixas, flores, almofadas de pelúcia e roupas variadas, tudo ambientado por uma trilha sonora que vai de Chopin (piano solo) a Nana Vasconcelos com sons de instrumentos de percussão.

Ao final da oficina os pais aprendem alguns brinquedos cantados, da coleção de Lydia Hortélio, um mestra da cultura da Infância, para vivenciar junto com as crianças a união entre movimento, dança, palavra, ​corpo e sentimento, estimulando o brincar com o corpo de forma lúdica​​ entre pais e filhos.

Fotos tiradas por Daniel Whitaker durante apresentação no Festival Panorama 2015, Rio de Janeiro

12307353_1098927066818484_1200700142753405282_o

extra 3extra 2

 

OFICINAS para pais, mães e bebes a partir de 3 meses até bebes rastejantes. Foto tirada durante o Festival FIL 2015 no Rio de Janeiro.

foto06

Um espaço para os pais e as mães vivenciarem com seus bebês experiências por meio de sons, cores, toques, texturas, sabores, canções e ritmos.. O Objetivo é adentrar o universo sensorial e perceptivo do Bebe e compreender mais a fundo os sentidos do movimento. Nas oficinas são exploradas novas formas de entrar em contato com o rico universo dos bebês onde os pais se juntam no chão para brincar e explorar o mundo junto com seus filhos e para conversar com outros pais sobre o desenvolvimento do movimento de seus bebes.

Fotos do encontro com a Mestra da Cultura da Infancia Lydia Hortélio durante o Festival FIL 2015

IMG_7856IMG_7601

Andrea Jabor e Lydia Hortélio. Oficina Brincar Para Afirmar a Vida. FIL 2015, Rio de Janeiro.

Foto de Edi Heinz

 

 

 

 

Publicado por Andrea Jabor

Andrea Jabor é diretora, coreógrafa, bailarina e criadora da Arquitetura do Movimento. Andrea é também sócia diretora da empresa Belas Estratégias Produções. Possui formação abrangente e experiência internacional pois viveu em diversos países. Formou-se em dança e coreografia no "School for New Dance Development" da “Amsterdamse Hoogeschool voor de Kunsten” (Holanda) e tem especialização em dança pelo "Laban Centre" em Londres.e Tem pós-graduação em dança pela Univer-Cidade (Rio de Janeiro). Possui ainda formação musical pela Universidade de Brasília (licenciatura em flauta) e pela Escola de Música de Brasília. Além de coreógrafa e bailarina, Andrea é diretora de movimento e preparadora corporal. Trabalha com bailarinos profissionais, atores de teatro e cinema e com projetos voltados para a primeira infância e o desenvolvimento do movimento do ser humano ainda novo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: