A Rainha – Experiências extraordinárias para a primeira infância. Teatro Sérgio Porto, Humaitá, RJ, 03/12/2017
A RAINHA , EXPERIÊNCIAS EXTRAORDINÁRIAS é um espetáculo interativo direcionado para a primeira infância (de 3 a 6 anos) que convida as crianças a adentrar o mundo onírico, mágico e efêmero das fábulas e contos de fada. Vestida com grandes saias infláveis e flutuantesde onde as coisas surgem e somem a Rainha se transforma o tempo todo. As crianças são convidadas a interagir com esta Rainha e este lugar, através do movimento, do toque, da escuta, da sensibilidade e do olhar. E assim, elas podem explorar experiênciassensoriais, com o toque, a escuta , os sons, texturas, movimento, objetos, ritmos e canções que desvendam novas possibilidades na construção do seu brincar.
Queremos oferecer para as crianças e seus pais uma oportunidade para vivenciar o mundo extraordinário e sensível da criança que demonstra afeto e empatia pelo mundo e pelo outro. O encontro que se dá neste espetáculo é também uma oportunidade para os pais observarem seus filhos pequenos em plena criação, onde a imaginação reina. Uma janela artística e afetiva para ver e viver o mundo.
A Rainha – Experiências extraordinárias para a primeira infância. Teatro Sérgio Porto, Humaitá, RJ, 03/12/2017
A Rainha – Experiências extraordinárias para a primeira infância. Teatro Sérgio Porto, Humaitá, RJ, 03/12/2017
A Rainha – Experiências extraordinárias para a primeira infância. Teatro Sérgio Porto, Humaitá, RJ, 03/12/2017
Espetáculo A Rainha e o Lugar. Cidade das Artes, RJ, 09/07/2016Espetáculo A Rainha e o Lugar. Cidade das Artes, RJ, 09/07/2016Espetáculo A Rainha e o Lugar. Cidade das Artes, RJ, 09/07/2016
ANDREA JABOR fala sobre sua OFICINA-ESPETÁCULO para a Primeira Infância de 2 a 5 anos que originou o espetáculo “A RAINHA: experiencias extraordinárias para a primeira infancia.” Aqui, Andrea oferece um encontro inédito especialmente pensado para os pequenos. ( duração 45 minutos).
Esta apresentação é uma oficina-espetáculo improvisada, direcionada para a primeira infância (2 anos até 5 anos) onde as crianças, junto aos Pais (ou parentes) vão assistir e interagir livremente com a cenas da RAINHA E O LUGAR. A proposta é adentrar de forma espontânea e pelo movimento o mundo lúdico, extraordinário e poético do movimento das crianças através de experiências sensoriais.
Nesta oficina-espetáculo improvisada, Andrea Jabor dança primeiro para as crianças, e depois com as crianças, brincando de ser Rainha e criança, vestida com grandes saias infláveis e flutuantes, ela convida as crianças para vivenciarem experiências poéticas e extraordinárias, num cenário que é uma “floresta” de 100 balões brancos de hélio que flutuam (presos o chão com uma fita crepe). Andrea também utiliza tecidos esvoaçantes, bules, caixas, flores, almofadas de pelúcia e roupas variadas, tudo ambientado por uma trilha sonora que vai de Chopin (piano solo) a Nana Vasconcelos com sons de instrumentos de percussão.
Ao final da oficina os pais aprendem alguns brinquedos cantados, da coleção de Lydia Hortélio, um mestra da cultura da Infância, para vivenciar junto com as crianças a união entre movimento, dança, palavra, corpo e sentimento, estimulando o brincar com o corpo de forma lúdica entre pais e filhos.
Fotos tiradas por Daniel Whitaker durante apresentação no Festival Panorama 2015, Rio de Janeiro
OFICINAS para pais, mães e bebes a partir de 3 meses até bebes rastejantes. Foto tirada durante o Festival FIL 2015 no Rio de Janeiro.
Um espaço para os pais e as mães vivenciarem com seus bebês experiências por meio de sons, cores, toques, texturas, sabores, canções e ritmos.. O Objetivo é adentrar o universo sensorial e perceptivo do Bebe e compreender mais a fundo os sentidos do movimento. Nas oficinas são exploradas novas formas de entrar em contato com o rico universo dos bebês onde os pais se juntam no chão para brincar e explorar o mundo junto com seus filhos e para conversar com outros pais sobre o desenvolvimento do movimento de seus bebes.
Fotos do encontro com a Mestra da Cultura da Infancia Lydia Hortélio durante o Festival FIL 2015
Andrea Jabor e Lydia Hortélio. Oficina Brincar Para Afirmar a Vida. FIL 2015, Rio de Janeiro.
Andrea atua no teatro e cinema no Rio de Janeiro desde 2001. Já trabalhou com diversos diretores consagrados como Marco Nanini, Enrique Diaz, Arnaldo Jabor, Inez Vianna, Rodrigo Portela, Isaac Bernat, entre muito outros e já realizou a preparação de atores consagrados como: Beth Goulart, Clarice Niskier, Cesar Augusto, Guida Vianna, Gustavo Gasparani, Mariana Lima, Maria Flor, Miá Mello, Malu Vale, Marcelo Olinto, Marcelo Valle, Susana Ribeiro entre muitos outros.
Confira algumas peças que Andrea Jabor cuidou da direção de movimento e ou da preparação corporal dos atores.
2019 – Mãe Fora da Caixa – a Peça com Miá Mello. Inspirado na obra “Mãe fora da caixa” de Thais Vilarinho. Direção: Joana Lebreiro. Direção de movimento: Andrea Jabor. Data da estreia – 12 de julho de 2019. Instituição que promoveu- projeto independente que teve a Idealização de Pablo Sanábio, Elenco Miá Mello, Texto Original: Cláudia Gomes, Produção: Carlos Grun. Apoio e promoção: Teatro Fashion Mall. Duração: 80 minutos . Local: Teatro Fashion Mall, RIO DE JANEIRO, RJ.matéria na Folha de São Paulo ilustrada
2018 – Rosa e a Semente – Primeiro espetáculo infantil do Grupo Pedras, inspirado no antigo conto chinês de tradição oral O Pote Vazio. Direção: Isaac Bernat. Direção de movimento: Andrea Jabor .Instituição que promoveu: Grupo Pedras / Duração: 60mins Data da estreia: 14 de Abril de 2018. Local: Jardins do Museu da Republica, Rio de Janeiro. site do grupo pedras
2018 – Insetos – cia dos Atores – Um espetáculo da Cia dos Atores. Com Cesar Augusto, Marcelo Olinto, Marcelo Valle e Susana Ribeiro. Texto: Jô Bilac. Direção: Rodrigo Portella. Preparação Corporal: Andrea Jabor. Data da estreia:22 de Marco 2018 Instituição que promoveu: CCBB Centro Cultural Banco do Brasil e Cia dos Atores, Duração: 80 minutos Local CCBB Rio de Janeiro.
Foto acima:Luiz Mendonça e Andrea Jabor dirigindo a cena do Baile no set de filmagem no Hotel Quitandinha em Petrópolis.
2015 – “Magnífica 70” (televisão) Direção de Claudio Torres e Carolina Jabor. Produção conspiração Filmes. Fez a seleção de bailarinos e coreografias para cena em homenagem aos Dzi Croquetes na séria da HBO. Magnifica 70 HBO
2013 – Show doMonobloco “Arrastão da Alegria” fez a direção de movimento do show “Arrastão da Alegria” sob a direção artística de Gualter Puppo.
2013 – Fashion Rio, Desfile da Reserva ” A familia é o novo cool” Trabalhou na seleção do elenco na equipe co @LauraSamy e @patricksampaio e coreografou o desfile da marca @Reserva no Fashion Rio.
2014 – Sarau Du Brown – Primeiro evento do Sarau de Carlinhos Brown no Museu do Ritmo em Salvador. Direção de Gualter Puppo e assistente de direção: Andrea Jabor. Um mosaico cultural reunindo várias expressões artísticas, como música, dança, teatro, artes visuais, moda, audiovisual, além de convidados especiais, sob a batuta de Carlinhos Brown. Este é o conceito do Sarau du Brown, que acontece no Museu du Ritmo, no Comércio, em Salvador desde 2014. clip do Sarau do Brown 2014
2014 – Exposição “Essas Associações” de Tino Sehgal no CCBB do Rio de Janeiro. Artista vencedor do Leão de Ouro na Bienal de Veneza 2013. Curadoria: Marcelo Dantas, Direção: Tino Sehgal e Asad Raza. Direção de produção: Gabriela Weeks. Assistência de Direção e coordenação: Andrea Jabor. Fez a seleção e preparação do elenco composto por 250 pessoas com uma equipe incrível de artistas.
2016 – In Comum – Grupo Pedras Direção e concepção: Marina Bezze. Elenco e dramaturgia: Ana Paula Secco, Helena Stewart, Lucas Oradovschi e Marina Bezze.Produção e realização: Grupo Pedras. Direção de arte e figurinos: Flavio Souza.Temporada na sede das Cias Na Lapa Rio de Janeiro. Data da estreia: 07/11/2016. Duração: 80 minutos Matéria no “Gente Boa” do Jornal O Globo
Em 2003, “Nada de Pânico”
Direção de Enrique Dias. Produção de Marco Nanini e Guel Araes. Andrea recebeu destaque na imprensa com seu trabalho de preparação corporal para a peça “Nada de Pânico” que rendeu o Premio Shell de melhor atriz para Guida Vianna.
2004Ensaio.Hamlet
Direção: Enrique Diaz, com a cia. dos atores (rj)
Andrea assinou a direção de movimento da premiada peça Ensaio.Hamlet
Em 2009 fez a coreografia e preparação corporal, direção de movimento dos atores e coreografias do longa metragem de Arnaldo Jabor, “A Suprema Felicidade”.
2012 – A Peça do Casamento de Edward Albee.
Direção de Pedro Brício. Elenco: com Guida Vianna e Dudu Sandroni. Produção Maria Siman, primeira Página produções.Estreia no Festival de Teatro de Curitiba. Temporada no Teatro Laura Alvim, em abril de 2012 no Rio de Janeiro. Data da estreia; 01/04/2012 Duração; 80minutos.
2014 – “2 X Matei” fez a direção de movimento da peça “2 X Matei” de Matei Visniec com Gilberto Gavronsky e Guida Vianna que reúne “O último Godot” e “O rei, o rato e o bufão do rei” de de Matei Visniec. Data da estreia 28/03/2014. Instituição que promoveu; Projeto de Gilberto Gawronski e Guida Vianna em parceria com Teatro Poeira. Duração 80 minutos. Local: Teatro Poeirinha Rio de Janeiro/RJ. matéria no Jornal O Globo
EM 2014 fez a seleção de elenco preparação de atores e coreografia para o comercial Mexican do Doritos/ Sabritas com o ator William Levy, gravado na Urca no Rio de Janeiro.
Este slideshow necessita de JavaScript.
EM BREVE VEJA LISTA COMPLETA DOS TRABALHOS REALIZADOS DESDE O ANO 2000
INSETOS – com a cia dos Atores (recebeu 13 indicações para prêmio) direção de Rodrigo Portela
INSETOS (a peça) indicada a vários prêmios incluíndo de melhor espetáculo, melhor direção, melhor figurino, ator e cenografia. (Prêmio APCA/SP em teatro em 2018, Premio Shell 2018, Botequim Cultural, Aplauso Brasil entre outros)
ROSA E A SEMENTE com o grupo Pedras. Direção de Isaac Bernat
5 indicações do PRÊMIO CBTIJ DE TEATRO PARA CRIANÇAS. A peça é indicada nas categorias: melhor Espetáculo, Texto adaptado, Direção, Preparação corporal e Coletivo de atores. Ganha com melhor coletivo de atores e texto adaptado.
Recebe o Prêmio Zilka Sallaberry – Por melhor texto elaborado coletivamente e Melhor atriz para Helena Stewart.
Em 2015, Andrea Jabor ingressou na Formação de educador do movimento somático da “School for Body Mind Centering” BMC™. Desde então vem estudando, pesquisando e aplicando o conhecimento somático ao seu trabalho.
Faz parte do Grupo de Estudos em Anatomia Experiencial e Educação Somática do Rio de Janeiro junto com Dani Lima, Patricia Caetano e Maria Elvira Barbosa.
Março 2018 – “I Encontro Internacional de Práticas Somáticas e Dança – “Body-Mind Centering™ em criação, pesquisa e performance”, convidada a participar do supracitado evento, o qual ocorrerá nos dias 13 a 17 de marco 2018. Oficina“Ritmos do corpo” – Investigando o ritmo: “O ritmo da respiração, o ritmo do coração, o ritmo de uma batida, o ritmo de uma queda, o ritmo de um passo de dança, o ritmo do corpo e da alma que dança”. site do Encontro
Módulos já realizados no Programa de Formação SME – Somatic Movement Educator, BMC™ (diretora do programa BMC™ Brasil – Dra Adriana Pees Almeida)
Janeiro de 2018 – Sistema Nervoso – Rio de Janeiro, Rampa Lugar de criação
Julho de 2017 – Padrões Neurocelulares Básicos – 8 a 15 de julho 2017, Conectsoma – São Paulo SP Brasil professores: Adriana Almeida Pees, Tarina Quelho, Michal Shahak
Outubro 2016 – Sistema Ontogenético de 12 a 16 outubro de 2016, Interior produções Artísticas, São Paulo Brasil
Novembro de 2016 – Sistema Endócrino – Sala Crisantempo, São Paulo de 15 a 19 de Novembro de 2016
Março de 2016 – Sentidos e Percepções – sala Crisantempo, São Paulo
Novembro 2015- Reflexos, Reações posturais e Respostas do equilíbrio – Interior Produções Artísticas de 15 a 21 de novembro 2015, São Paulo, Brasil.
Trabalhou como parecerista e comissão julgadora nos seguintes editais:
Prêmio Funarte de Dança Klauss Viannade dança /2014. Julgado na Funarte no Rio de Janeiro em 2014.
Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes, edição 2018. análise dos projetos pela comissão de avaliação: de 29/03 a 29/04. + – Divulgação dos selecionados para a Etapa 3: segunda-feira, 30/04/2017.- Etapa 3 – Entrevistas: segunda a quinta-feira, 14 a 17/05. Resultado da Etapa 03: sexta, 18/05. Divulgação dos 22 projetos selecionados para os Laboratórios de Criação, edição 2018
Editais Funcultura SECULT/ Espirito Santo em 2015 e 2017 e 2019, – Espirito Santo. Publicado no Diário Oficial do ES e no site da SECULT. SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS E CONCESSÃO DE PRÊMIO PARA CIRCULAÇÃO DE ESPETÁCULOS DE DANÇA PRODUZIDOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
A Casa 38, localizada no bairro do Humaitá, no Rio de Janeiro, é um espaço de encontro, conversas, criação e aprendizagens que reúne arte, educação e movimento através de aulas e proposições diversas coordenadas e ministradas pelas artistas (e irmãs) Andrea e Bia Jabor.
Um lugar onde o público vai encontrar orientação, formação e apoio para seu desenvolvimento corporal, sensível e artístico, oferecendo a possibilidade das pessoas se conectarem através do movimento, educação e arte ao seu tempo presente, na experiência e vivência.
Um dos objetivos é ser um espaço que cria confiança nas pessoas, aflorando sua sensibilidade artística e criativa, para que possam acreditar em seu próprio potencial, fazendo crescer e florescer os afetos que nos completam e nos fazem sentir alegria ao viver.
A programação está estruturada por temas geradores que serão desenvolvidos a cada mês na grade de atividades semanais da Casa, estando voltadas para pais/mães-bebês, famílias, crianças, jovens em formação e profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos e estabelecer trocas de vivências e aprendizagens. A cada mês, a Casa também receberá convidados especiais para palestras, encontros, workshops, happy hour musicais e performances.
A natureza, o brincar e a infância serão ingredientes fundamentais para suas ações, e através de uma parceria com o Parque do Martelo, situado em frente à Casa, irá estender sua atuação para momentos de encontro, exploração e vivência nos espaços verdes do parque e de integração com o meio ambiente.
Rua Miguel Pereira, 38, Humaitá, Rio de Janeiro E-mail: casa38humaita@gmail.com Telefone: (21) 9829.11545
Belas Estratégias é uma produtora cultural que atua nas áreas de artes cênicas de forma ampla e abrangente, na criação, produção e apresentação de espetáculos, elaboração de projetos artísticos, realização de oficinas, formação para professores e profissionais da dança, realização de palestras e seminários, curadoria para festivais de dança e artes cênicas, criação de produtos audiovisuais, treinamento de pessoal, produção e realização de encontros e atividades para a classe artística em geral. Belas Estratégias representa as artistas e educadoras Andrea Jabor (bailarina e coreógrafa), Bia Jabor (arte educadora), e a cia Arquitetura do Movimento, uma companhia de dança sediada no Rio de Janeiro desde 1999. As produções mais recentes da cia. incluem a elaboração e produção dos espetáculos da Rainha da coreógrafa Andrea Jabor e da trilogia de espetáculos sobre o samba carioca da companhia Arquitetura do Movimento. Belas Estratégias é a empresa que representa o espaço cultural Casa 38 (@casa38humaita), um espaço de arte, educação e movimento criado por Andrea e Bia Jabor no bairro do Humaitá no Rio de Janeiro.
Participação no Festival Szene Waldviertel na Áustria em maio de 2018.
Espetáculo: “Arquitetura do Samba: a dança do mestre sala e porta bandeira” produção para apresentações no Holland Dance Festival (2014) – (Holanda /Haia)
“A Rainha – experiências extraordinárias para a primeira infância ” (2016/2018) Produção e realização do projeto, espetáculo e produção de apresentações e temporadas em festivais para a infância como: Panoraminha Na cidade das Artes, (RJ) https://www.youtube.com/watch?v=svpyQ3EYHBA , Festival de Dança em Itacaré fev 2016 (BA) https://festivaldedancaitacare.com.br , Festival Petiz para Crianças, maio 2016 Salvador (BA) , Temporada na Cidade das Artes no Rio de Janeiro em Julho 2016 (RJ), Mostra Espetacular, festival para infância em Curitiba, nov. 2017 (PR); Temporada no Teatro Sergio Porto, em dez 2017 (RJ);
“A Rainha e o Lugar” (2015) – Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança/2013. https://www.funarte.gov.br/danca/espetaculo-de-danca-“a-rainha-e-o-lugar”-estreia-no-espaco-sesc-no-rio/Produção e Realização da temporada de um mês no Espaço SESC no Rio de Janeiro em março de 2015. Produção de temporadas em : Teatro do Sesi centro, Julho de 2016 (RJ), Centro de Referência da Dança em São Paulo, Julho 2016 (SP), apresentações no Teatro Sergio Porto, dez 2017 Rio de Janeiro (RJ)
Consultoria para desenvolvimento do currículo de artes visuais do Ensino Fundamental e Médio da Escola Eleva; ( Bia Jabor)
Curadoria educativa junto com o coletivo Camará para a exposição Viajando pelo mundo: arte da Alemanha – obras da coleção IFA de 1949 até hoje, realizada no Paço Imperial/RJ. Responsável pelo programa de formação para professores durante a mostra; ( Bia Jabor)
Realização, junto com o coletivo Camará, dos Encontros Sensoriais para Bebês no Festival de Arte, Educação e Cultura: PING; (Bia Jabor)
Espetáculos produzidos: “Arquitetura do Samba: a dança do mestre sala e porta bandeira” (2010/ 2011) – circuito de apresentações: março/ abril 2011 Circuito Sesc de Dança no Estado do Rio de Janeiro. Dezembro de 2010, Temporada no Espaço SESC no Teatro de Arena, Rio de Janeiro; novembro de 2010, Festival Panorama, Teatro Carlos Gomes, Rio de Janeiro: Projeto Entrando na Dança, formação de plateia, de maio a setembro de 2010, Teatros em Vila Kennedy, Campo Grande e Marechal Hermes, RJ;
Projeto com Lydia Hortélio para o FIL – Festival Internacional de Intercambio de linguagens outubro de 2014. Oficinas e palestras para professores, pais e bebes;
Encontros para Pais e Bebes – Piquenique sensorial diversos encontros organizados para pais e bebes junto com o coletivo camará (rio de janeiro)
Espetáculo produzido: “A Rainha e o Lugar” (2015) – Premio Funarte Klauss Vianna de Dança/2013. Realizou temporada de um mês no Espaço SESC no Rio de Janeiro em março de 2015. Teatro do Sesi centro, Julho de 2016 (RJ), Centro de Referencia da Dança em São Paulo julho 2016 (SP), apresentações no Teatro Sergio Porto, dez 2017 Rio de Janeiro (RJ)
“Sarau Du Brown” shows de Carlinhos Brown no Museu do Ritmo no Verão em Salvador(2014) assistencia de direção para Gualter Puppo. (Salvador/ Bahia) https://www.youtube.com/watch?v=kyVdn_dCsM8
Exposição “Essas Associações” de Tino Sehgal, o artista vencedor na Bienal de Veneza. Assistencia de direção na exposição do CCBB no Rio de Janeiro.(2014)
Produção Internacional – “Arquitetura do Samba: a dança do mestre sala e porta bandeira” produção para apresentações no Holland Dance Festival (2014) – (Holanda /Haia)
Direção de Movimento do novo show do Monobloco “Arrastão da Alegria”(2013) (Rio de Janeiro)
Seleção de elenco e coreografia para o desfile da marcaReserva no Fashion Rio( 2013)
Apresentações da cia Arquitetura do Movimento (2011) nos 25 anos da Intrépida Trupe, Lagoa palco ao ar livre:
Apresentações da cia Arquitetura do Movimento Vinheta de abertura do Especial de final de ano da TV globo em show de Gilberto Gil Caetano Veloso e Ivete Sangalo.( 2012)
Espetáculos produzidos: “Arquitetura do Samba: a dança do mestre sala e porta bandeira” (2010/ 2011) – circuito de apresentações: março/ abril 2011 Circuito Sesc de Dança no Estado do Rio de Janeiro. Dezembro de 2010, Temporada no Espaço SESC no Teatro de Arena, Rio de Janeiro; Novembro de 2010, Festival Panorama, Teatro Carlos Gomes, Rio de Janeiro: Projeto Entrando na Dança, formação de platéia, de maio a setembro de 2010, Teatros em Vila Kennedy, Campo Grande e Marechal Hermes, RJ.
Festival X Tudo Cultural 2011/2012- curadoria do evento da coreógrafa Andrea Jabor. Representação do grupo de dança Primeiro Passo em sua apresentação.
Projeto de manutenção da companhia Arquitetura do Movimento (2009): Projeto Arquitetura do Movimento – 10 anos, Manutenção, Memória e Intercâmbio. Patrocínios: Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro e Premio Funarte Petrobras Klauss Vianna de Dança/ 2008.
Espetáculos produzidos: “AO SAMBA: a cruz o xis e o esplendor” (2009) circuito de apresentações: Festival VIVA DANÇA – Teatro Vila Velha, Salvador- Bahia, Abril de 2010; Evento “A dança e o canto dos atabaques” Dezembro de 2009 – Teatro SESC Tijuca, Rio de Janeiro; Festival Panorama e Festival Entrando na Dança ao longo de 2009, Teatros Arthur Azevedo/Campo Grande, Teatro Mario Lago, Vila Kennedy, Teatro Armando Gonzaga, Marechal Hermes; Espaço SESC – sala multiuso do Espaço SESC rio de janeiro; maio de 2009 Teatro Angel Vianna –Temporada no centro coreográfico do rio de janeiro; abril de 2009 Espaço Cultural Sérgio Porto – temporada; Maio de 2009 Escola de Ensino Médio do SESC – apresentação de aula-espetáculo para a escola.
Orientação no CoLABoratório do Festival Panorama: Oficina de Ricky Seabra sobre performance de 6 semanas em Teresina no Piauí no Núcleo do Dirceu e no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro para 20 bolsistas de dança de 5 países. Junho-Julho 2010.
Oficinasde Arte, Dança e Formação: Oficina de Corpo com Andrea Jabor para professores de arte-educação para o Programa Educativo “Hélio Oiticica Museu é o Mundo” Casa França- Brasil, outubro de 2010; Oficina de expressão corporal para a capacitação e formação do profissional Circense realizada em julho de 2010 nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Pernambuco e Amazônia/ Patrocínio da Caixa e coordenação do departamento de Circo da Funarte.
Produção e show de lançamento de documentário audio visual: (2010)
“Oficinas de Dança- As Matrizes do Samba Carioca” conjunto de três dvds – O samba de terreiro, samba de partido alto e samba enredo.
Show de lançamento “As Matrizes do Samba Carioca” (2010) em 20 de novembro de 2010, na praça Albino Pinheiro, centro do Rio, com a participação de Ruben Confete, Aluísio Machado, Helena Teodoro e conjunto DNA do Samba.
• Realização de caderno educativo para professores e revista educativa para crianças para a exposição Um Novo Mundo, um Novo Império: a corte portuguesa no Brasil, uma parceria entre o Museu Histórico Nacional e a Fundação Calouste Gulbenkian, de Portugal. 03/2008 no Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro/RJ.
• Pesquisa, curadoria educativa e realização do material educativo para professores, em parceria com Luiz Guilherme Vergara, para a exposição itinerante de vídeo instalações, Espectador em Trânsito, do Projeto ArteSESC. 10/2007.
• Criação, implementação e coordenação geral do Programa Educativo do Museu das Telecomunicações no centro cultural Oi Futuro no Rio de Janeiro. Consultoria para sistematização e implementação da proposta para o Museu da Telecomunicações em Belo Horizonte. 01/2007 a 12/2007.
• Coordenação geral da ação educativa para a exposição Caminhos de Santiago – arte no período românico em Castela e Leão, séc. XI a XIII, realizada no Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro/RJ, 10/2006 a 02/2007.
• Pesquisa e curadoria educativa em parceria com Luiz Guilherme Vergara, para a exposição itinerante do artista Claudio Tozzi, Canteiro de Obras, do Projeto ArteSESC e realização do material para professores Visitando um Canteiro de Obras. 06/2006.
• Coordenação da ação educativa para a exposição Além da Imagem, no Centro Cultural da Telemar. Rio de Janeiro/RJ, 17/11/2005 a 08/01/2006.
• Realização das oficinas de Forma – artes plásticas, urbanismo e design, dentro do Projeto Leitura Ampla: a construção do olhar – programa para professores da Rede Municipal – São Gonçalo, Itaboraí, Niterói e Duque de Caxias de 08 a 11/2005.
• Realização da ação educativa para professores no Circuito SESC/Rio, Carlos Oswald e Goeld – Gravuras do Museu Nacional de Belas Artes, nas Unidades do SESC no Estado do Rio de Janeiro, 07 a 12/2004.
• Junto com a empresa “Primeiro Olhar”, responsável pela coordenação geral do projeto, foi realizado a coordenação executiva do projeto Arte Cultura e Cidadania para o programa educativo do CCBB. Rio de Janeiro/RJ, 2002 a 2004. O programa educativo do Centro Cultural Banco do Brasil obteve destaque como a instituição eleita em 2003 para o prêmio Personalidade Educacional organizado pela Associação Brasileira de Educação.
THE QUEEN: EXTRAORDINARY EXPERIENCES FOR EARLY CHILDHOOD is an interactive show for early childhood (ages 3 to 6) that invites children to enter the dreamlike, magical and ephemeral world of fables and fairy tales. Dressed in large inflatable and floating skirts from where things come and go, the Queen is transformed and transforms the world and things around her all the time. Children are invited to interact with this Queen and this place through sensory experiences of touch, sound, texture, movement, rhythm and songs that unveil new possibilities in the construction of their play.
2012 – REMONTAGEM DA OBRA Triálogo (Original de 1989) do coreógrafo Luiz Mendonça, com os bailarinos Anacleto Alvez, Luana Bezerra e Fernada Flores. Luiz Mendonça remontou esta bela coreografia para a Mostra X- Tudo Dança do Sesi Cultural./ Firjan. Data da estreia: 25 DE JULHO DE 2012 O evento teve a curadoria de Andrea Jabor. CURADORIA da área de dança do Festival X Tudo Cultural Sesi (em 2011 e 2012).
Este slideshow necessita de JavaScript.
2013Projeto MEMOH ” o Homem Invertido” realizado em 2013 no Galpão Aplauso sob a direção de Claudio Baltar, com Pedro Luiz e Pepe Barcellos na Música e Gualter Puppo na direção de Arte. realização : Galpão aplauso.
Este slideshow necessita de JavaScript.
2015 April Festival DK – um grupo de artistas Brasileiros foi convidado pelo Instituto Brasil Dinamarca a participar e conhecer O “ApriFestival” na Dinamarca. Festival totalmente dedicado á infância.
2015 Primeiro Encontro sobre Políticas publicas da REDE para a Primeira Infância em Brasília com pensadores e artistas como: Gandhy Prioski – Pesquisador da cultura da infância e do imaginário. Artista plástico (CE); Stela Barbieri – Artista e educadora (SP) e Denise Nalini – Doutora em Educação, Coordenação de Projeto Conexões: Instituto Avisa lá/Coordenação Pedagógica: Centro de Estudos Pró-Saber (SP). Claraboia – Formação de professores em Arte e Cultura.
O I Encontro Nacional Cultura e Primeira Infância foi realizado nos dias 3 e 4 de setembro de 2015, no Museu da República do DF. Seu objetivo foi discutir as políticas públicas de Cultura que se dirigem às crianças de até 6 anos de idade.
Numa parceria entre a Rede Nacional Primeira Infância e a Secretaria de Formação e Educação Artística do Ministério da Cultura, foi promovido um intercâmbio entre profissionais que atuam no campo da educação e da cultura. Representantes da sociedade civil organizada, do poder público e pesquisadores de universidades apresentaram experiências e iniciativas pioneiras, nacionais e internacionais, enriquecidas por pressupostos teóricos, que constituíram uma importante contribuição à formulação e à implementação de políticas culturais para a Primeira Infância.
Os participantes formaram cinco grupos temáticos, e as conclusões e recomendações que foram formuladas durante o encontro formam a “Carta de Brasília”. Carta de Brasilia
Este slideshow necessita de JavaScript.
Em 2012 realizou importante Intercambio cultural entre Brasil Holanda a convite da companhia Holandesa “IntroDans”. e participou do Jubileu de 40 anos da Cia.
Este slideshow necessita de JavaScript.
Alguns Cursos Ministrados em Festivais e Eventos
•2012 – Oficina de dança contemporânea de 7 a 12 de setembro de 2012, realizada no centro cultura OFG em Goiania, carga horaria de 20h. (parte do programa – Oficina de capacitação Artística e Técnica em Circo, Dança e Teatro Funarte 2012)
•2012 – oficina de dança “ Ritmos: do Contato à Improvisação” no 30º Festival de Dança de Joinville
de 24 a 27 de Julho de 2012 – 12 horas
•2008 – Oficina a cruz o xis e o esplendor, Oficina de dança no festival de Inverno SESC Petrópolis.
•2008 – Oficinas de dança Arquitetura do movimento na Bienal de Dança do Ceará
•2008 – Arquitetura do Movimento – oficina de dança e criação durante o Projeto Palco Giratório 2008, Rio Grande do sul, Paraná, Mato grosso, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, distrito Federal, Bahia, Pernambuco e Ceará
OBS : (em breve fotos das oficinas)
ENCONTROS/ EDUCAÇÃ0
Este slideshow necessita de JavaScript.
Casa Redonda, Oca e Brincante. Uma visita a Lugares que entendem e promovem educação que faz a diferença para as crianças e adultos.
Synopsis of the show – THE QUEEN: EXTRAORDINARY EXPERIENCES FOR EARLY CHILDHOOD is an interactive show directed towards early childhood (children ages 3 to 6) that invites children to enter the dreamlike, magical and ephemeral world of fables and fairy tales. Dressed in large inflatable and floating skirts from where things come and go, the Queen is transformed and transforms the world and things around her all the time. Children are invited to interact with this Queen and this place through movement, touch, listening, sensitivity and their vision. And so, they can explore sensory experiences with touch, listening, sounds, textures, movement, objects, rhythms and songs that unveil new possibilities in the construction of their play.
Concept of the direction of the show : We want to offer the children and their parents an opportunity to experience the extraordinary and sensitive world of the child at play when she demonstrates affection and empathy for the unknown world and the other. The encounter with the queen in this show is an opportunity for parents to watch their young children in full creation, where the imagination reigns. An artistic and affectionate place for us to experience and observe the many worlds we can create and live through movement, dance and art.
Scenery transportation and equipment & Information on traveling
Type of transport: By Air from Rio de Janeiro. 1 or 2 people traveling. To be negociated
Total weight of Andrea: 1 LARGE SUITCASES with scenery and costumes (23kgs) + 1 suitcase with individual clothes. ( 23kg)
Assembly time: 6 to 8 hours
Local team needed for the queen: 2 lighting technicians for assembly, 1 lighting technician for operation, 1 or 2 technicians for linoleum, curtain, set up and balloons, 1 sound technician for assembly and operation.
Demand for stage access: stagecovered with black dance linoleum and possibility of hanging light backdrop curtain ( (background curtain measure of 3.30 height by 6 m wide.)
We use smoke machine, and retro-projector for shadow effect.
Material brought by the company: Costumes. Curtain, scene objects, computer with soundtrack.
Material to be produced locally:
Black linoleum floor
100 Helium gas balloons
50 cushions and mats for public seating
8m or 10m of artificial Grass for seating
1 smoke machine, and 1 retro-projector for shadow effect.
all lighting and sound equipment on technical rider (to be arranged by the local technician and production team)
Traveling (2 people)
Artist and director: Andrea Jabor Hugueney
Technician: Ton Bernardes (lighting designer and building)
2014 – “Arquitetura do Samba: a dança do mestre sala e porta bandeira” Apresentações no Holland Dance Festival (2014) –data: 13,14 e 15 de fevereiro de 2014 Festival Holland Dance Festival (Haia/ Holanda) Duração 60 minutos