Currículo Andrea Jabor + Links

pasta com currículo

Andrea Jabor possui formação abrangente e experiência internacional, pois viveu em diversos países. Formou-se em dança e coreografia em faculdades em Londres e Amsterdam. Tem pós-graduação em dança pela Univer-Cidade (Rio de Janeiro); Graduação em dança contemporânea e coreografia pela “School for New Dance Development” da Faculdade de Artes de Amsterdam (Holanda); especialização em dança pelo “Laban Centre” em Londres. Possui ainda formação musical pela Universidade de Brasília e a Escola de Música de Brasília.

Andrea Jabor é diretora, coreógrafa, bailarina e criadora da cia Arquitetura do Movimento. Fundada em 99 e amplamente premiada, a cia conta com um repertório de mais de 10 espetáculos de circulação nacional e internacional com Patrocínios da Caixa, Itaú Cultural, SESC, kunstCentrum Nona, e Kunsten Festival des Arts, entre outros.

Prêmios incluem: Encena Brasil (2003), Premio Funarte Petrobras Klauss Vianna, Funarte Petrobras Circulação(2007), Premio Myriam Muniz (2006), Prins Bernard Fonds (2006), prêmios de manutenção de companhia: da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro (2008)e o prêmio Funarte Petrobras Klauss Vianna(2009), que possibilitou a realização do projeto de “Manutenção, Memória e Intercâmbio” que comemorou os 10 anos da companhia em 2009.

Os espetáculos já foram vistos nos principais festivais do país como Panorama de Dança, Filo, Rio cena contemporânea, Fit, Festival de Teatro de Brasilia, Palco Giratório, e em diversos estados brasileiros.

No exterior, os espetáculos ISADORA.ORB a metáfora final e Aviões e Arranha-Céus, estiveram em Portugal, na Itália, Bélgica, Inglaterra, França e Holanda. Arquitetura do Samba esteve no renomado Holland Dance Festival em 2014.

Em março de 2015, contemplada com o prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança/2013, Andrea Jabor estreou e realizou temporada no Espaço SESC do novo solo da coreógrafa intitulado “A Rainha e o Lugar” que já se apresentou no Rio em São Paulo e Curitiba. Criou também o Espetáculo Infantil “A Rainha – experiências extraordinárias para a primeira infância” e realizou diversas apresentações em festivais para a infância no Brasil e exterior.

Além de coreógrafa, Andrea é diretora de movimento e preparadora corporal. Trabalha para o teatro e cinema no Rio de Janeiro desde 2001. Já trabalhou com diversos atores e diretores consagrados como Marco Nanini, Enrique Diaz, Pedro Paulo Rangel, Inez Vianna, Beth Goulart, Clarice Niskier, Mariana Lima, Maria Flor, entre muitos outros.

Trabalhos recentes: Em 2018 fez a preparação de dois espetáculos onde recebeu indicação para Prêmio. No espetáculo “INSETOS” 30 anos da cia dos Atores do Rio de Janeiro recebeu 3 indicações para o prêmio incluindo o prêmio Cesgranrio na categoria especial.  No espetáculo Infantil “Rosa e a Semente” foi indicada no Prêmio CBTIJ 2018 pela preparação corporal.

Outros destaques: Em 2014 fez a assistência de direção para o artista vencedor na Bienal de Veneza Tino Sehgal, na exposição “Essas Associações” no CCBB Rio (2014). Em 2013, fez a Direção de Movimento dos shows do Monobloco “Arrastão da Alegria” e foi assistente de direção de Gualter Puppo no show Verão do Carlinhos Brown 2014 em Salvador.

Em 2009 fez as coreografias e preparação corporal do longa metragem de Arnaldo Jabor, “A Suprema Felicidade”, que teve sua estreia em outubro de 2010.

Mais alguns destaques: Em 2003, recebeu destaque na imprensa com seu trabalho de preparação corporal na peça “Nada de Pânico” que rendeu o Prêmio Shell de melhor atriz para Guida Vianna. Em 2004 assinou a direção de movimento da também premiada peça Ensaio.Hamlet do diretor Enrique Diaz.

Em 2012 trabalhou na preparação dos atores Guida Vianna e Dudu Sandroni na Peça do Casamento e em 2014 fez a direção de movimento da peça 2X Matei com Gilberto Gavronsky e Guida Vianna.

Andrea também atuou na área de Curadoria em Dança. em 2018 foi Juri na seleção de projetos dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes, edição 2018.  em 2015 e 2017 participou das “Comissões Julgadoras dos Editais Funcultura”, do Espirito Santo. Publicado no Diário Oficial do ES e no site da SECULT. Em 2014 foi Jurada da comissão de seleção do edital Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna de dança /2014. Julgado na Funarte no Rio de Janeiro em 2014.  Também foi criadora e curadora do segmento de dança do Festival X Tudo Cultural Sesi (em 2011 e 2012).

Possui também larga experiência na criação, produção e realização de eventos na área artística, tendo realizado a curadoria e produção de Festivais de Cultura Brasileira no exterior em parceria com a Embaixada Brasileira nos anos 90. Produziu os Festivais “Brasil em Caracas” (1995/96) e Festival “Brasil na Dinamarca” (1997) onde programou nomes como Lenine e Suzano, Paulo Moura, Leny Andrade, Marco Pereira, Denise Stoklos, Grupo Uakti e Antônio Nóbrega.

Em 2010 foi convidada a dar aulas em um importante projeto de intercâmbio cultural entre Brasil e Holanda a convite da companhia Introdans, uma das companhias de dança mais importantes da Holanda.

Em 2011 e 2012 fez a curadoria de dança do Festival X-Tudo Cultural Carioca realizado pelo Sesi Firjan, RJ no Teatro Sesi Centro. Programou companhias como a Lia Rodrigues, Cia Urbana de dança, cia Aérea de dança, Cia Híbrida e projetos com os coreógrafos como Henrique Rodovalho e Luiz Mendonça.

Atualmente Andrea dirige a @Casa38humaita um espaço de encontro, conversas, criação e aprendizagem que reúne arte, educação e movimento.

andreajabor@gmail.com

@andreajabor  / @casa38humaita

+55 (21) 98101-5311

 

isadora.orb foto ricky seabra 1

Publicado por Andrea Jabor

Andrea Jabor é diretora, coreógrafa, bailarina e criadora da Arquitetura do Movimento. Andrea é também sócia diretora da empresa Belas Estratégias Produções. Possui formação abrangente e experiência internacional pois viveu em diversos países. Formou-se em dança e coreografia no "School for New Dance Development" da “Amsterdamse Hoogeschool voor de Kunsten” (Holanda) e tem especialização em dança pelo "Laban Centre" em Londres.e Tem pós-graduação em dança pela Univer-Cidade (Rio de Janeiro). Possui ainda formação musical pela Universidade de Brasília (licenciatura em flauta) e pela Escola de Música de Brasília. Além de coreógrafa e bailarina, Andrea é diretora de movimento e preparadora corporal. Trabalha com bailarinos profissionais, atores de teatro e cinema e com projetos voltados para a primeira infância e o desenvolvimento do movimento do ser humano ainda novo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: