(Estreia no Rio de Janeiro em 1999, e encerra suas atividades em 2014, quando realiza a última apresentação da cia. no Holland Dance Festival na Holanda)
ARQUITETURA DO MOVIMENTO
Tudo começou com a criação do espetáculo De Areia e Mar, quando convidei o artista Ricky Seabra para desenhar com areia no piso do palco enquanto eu dançava um poema sobre a saudade imensa que eu sentia do Brail e de casa. Assim em 1999, no retrono ao Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, acontece a estreia “DE AREIA E MAR” uma fusão de dança e artes plasticas, no Teatro Cacilda Becker em novembro de 1999. Foi a primeira vez que o nome da comapnhia apareceu.
Criada por Andrea Jabor, em parceria com o artista visual Ricky Seabra , o desejo era de realizar um trabalho inovador de fusão e pesquisa em novas linguagens cênicas, alimentados pelas ricas tradições culturais do Brasil em busca de criar novos horizontes para a produção artística no Brasil.
Através da pesquisa e criação de linguagem, a proposta sempre foi de explorar as estruturas que estão por trás do movimento, para libertar a qualidade poética e efêmera da dança para vivenciar mais a fundo os sentidos do movimento e criar uma arte viva, inovadora, cheia de ritmos e de expressões.
Cronologia das principais obras da companhia
1999 – De Areia e Mar, uma fusão de dança e artes plásticas
2000- Arq Móvel, Estamos em trânsito
2002 – I -eu, um manifesto para a improvisação
2002 – Aviões e Arranha Céus – um monólogo manipulado
2003 – Sala de Estar – um encontro espetáculo de Improvisações
2004 – Desaparecida do Norte
2005/06 – Isadora.Orb, a Metáfora final
2007 – Sala de Estar, as cinco peles do samba
2008 – DVD Oficinas de Dança – As matrizes do Samba Carioca
2009 – Ao Samba: a cruz, o xis e o esplendor
2010 – Arquitetura do Samba, a dança do Mestre Sala e Porta Bandeira
2015 – A Rainha e o Lugar, um solo de Andrea Jabor
“Arquitetura do Samba a dança do Mestre Sala e Porta Bandeira”
(2010- 2014)
Em 2014, a cia Arquitetura do , completou 15 anos de trabalho e comemorou esta importante data apresentando o espetáculo “Arquitetura do Samba a dança do Mestre Sala e Porta Bandeira” , no Holland Dance Festival na Holanda, um dos mais importantes da Europa. Foi também neste festival que a companhia se apresentou pela ltima vez.
“A Rainha e o Lugar” (2015) um solo de Andrea Jabor
Em março de 2015, contemplada com o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança/2013, Andrea Jabor decidiu investir na carreira solo nobvamente e realizou temporada no Espaço SESC do seu novo solo intitulado “A Rainha e o Lugar”, uma criação de Ana Achcar, Andrea Jabor, Flavio Souza e Gustavo Gelmini.