Belas Estratégias Produções

Sinopse da Empresa

Belas Estratégias é uma produtora cultural que atua nas áreas de artes cênicas de forma ampla e abrangente, na criação, produção e apresentação de espetáculos, elaboração de projetos artísticos, realização de oficinas, formação para professores e profissionais da dança, realização de palestras e seminários, curadoria para festivais de dança e artes cênicas, criação de produtos audiovisuais, treinamento de pessoal, produção e realização de encontros e atividades para a classe artística em geral. Belas Estratégias representa as artistas e educadoras Andrea Jabor (bailarina e coreógrafa), Bia Jabor (arte educadora), e a cia Arquitetura do Movimento, uma companhia de dança sediada no Rio de Janeiro desde 1999. As produções mais recentes da cia. incluem a elaboração e produção dos espetáculos da Rainha da coreógrafa Andrea Jabor e da trilogia de espetáculos sobre o samba carioca da companhia Arquitetura do Movimento.  Belas Estratégias é a empresa que representa o espaço cultural Casa 38 (@casa38humaita), um espaço de arte, educação e movimento criado por Andrea e Bia Jabor no bairro do Humaitá no Rio de Janeiro.

BELAS ESTRATÉGIAS PRODUÇÕES LTDA./CNPJ:05.725.477/0001-58

abelha

Currículo da Empresa (produções recentes

Arte sobre Rodas – uma exposição itinerante com obras de Lygia Clark e Helio Oiticica. (2019): Treinamento e Formação de equipe de artistas educadores para o Projeto produzido por Renata Lima, (produtora da exposição)e Roberta Blatt.https://diariodorio.com/exposicao-itinerante-arte-sobre-rodas-estreia-nesta-quinta-no-rio/

Produções Internacionais: ( 2018 / 2014)

Espetáculo: “A Rainha – experiências extraordinárias para a primeira infância ”  

Participação no Festival Internacional KROKUSFESTIVAL em fevereiro de 2018 em Hasselt na Bélgica.  (https://www.youtube.com/watch?v=IFZ1cFy-z-A ) 

Participação no Festival Szene Waldviertel na Áustria em maio de 2018.

Espetáculo: “Arquitetura do Samba: a dança do mestre sala e porta bandeira” produção para apresentações no Holland Dance Festival (2014) – (Holanda /Haia)

“A Rainha – experiências extraordinárias para a primeira infância ”  (2016/2018)  Produção e realização do projeto, espetáculo e produção de apresentações e temporadas em festivais para a infância como: Panoraminha Na cidade das Artes, (RJ) https://www.youtube.com/watch?v=svpyQ3EYHBA , Festival de Dança em Itacaré fev 2016 (BA) https://festivaldedancaitacare.com.br , Festival Petiz para Crianças, maio 2016 Salvador (BA) , Temporada na Cidade das Artes no Rio de Janeiro em Julho 2016 (RJ), Mostra Espetacular, festival para infância em Curitiba, nov. 2017 (PR); Temporada no Teatro Sergio Porto, em dez 2017 (RJ); 

 “A Rainha e o Lugar” (2015) – Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança/2013. https://www.funarte.gov.br/danca/espetaculo-de-danca-“a-rainha-e-o-lugar”-estreia-no-espaco-sesc-no-rio/Produção e Realização da temporada de um mês no Espaço SESC no Rio de Janeiro em março de 2015. Produção de temporadas em : Teatro do Sesi centro, Julho de 2016 (RJ), Centro de Referência da Dança em São Paulo, Julho 2016 (SP), apresentações no Teatro Sergio Porto, dez 2017 Rio de Janeiro (RJ)

Consultoria para desenvolvimento do currículo de artes visuais do Ensino Fundamental e Médio da Escola Eleva( Bia Jabor)

Curadoria educativa junto com o coletivo Camará para a exposição Viajando pelo mundo: arte da Alemanha – obras da coleção IFA de 1949 até hoje, realizada no Paço Imperial/RJ. Responsável pelo programa de formação para professores durante a mostra; ( Bia Jabor)

Realização, junto com o coletivo Camará, dos Encontros Sensoriais para Bebês no Festival de Arte, Educação e Cultura: PING; (Bia Jabor)

Espetáculos produzidos: “Arquitetura do Samba: a dança do mestre sala e porta bandeira” (2010/ 2011) – circuito de apresentações: março/ abril 2011 Circuito Sesc de Dança no Estado do Rio de Janeiro. Dezembro de 2010, Temporada no Espaço SESC no Teatro de Arena, Rio de Janeiro; novembro de 2010, Festival Panorama, Teatro Carlos Gomes, Rio de Janeiro: Projeto Entrando na Dança, formação de plateia, de maio a setembro de 2010, Teatros em Vila Kennedy, Campo Grande e Marechal Hermes, RJ;

  • Coreografia para comercial da Nextel sob direção de Gualter Puppo, Hungry Man, nov. 2017 São Paulo ( SP) http://hungryman.com/directors/gualter-pupo/nextel-always-connected/ ;
  • Projeto com Lydia Hortélio para o FIL – Festival Internacional de Intercambio de linguagens outubro de 2014. Oficinas e palestras para professores, pais e bebes;
  • Encontros para Pais e Bebes – Piquenique sensorial diversos encontros organizados para pais e bebes junto com o coletivo camará (rio de janeiro)
  • Espetáculo produzido: “A Rainha e o Lugar” (2015) – Premio Funarte Klauss Vianna de Dança/2013. Realizou temporada de um mês no Espaço SESC no Rio de Janeiro em março de 2015. Teatro do Sesi centro, Julho de 2016 (RJ), Centro de Referencia da Dança em São Paulo julho 2016 (SP), apresentações no Teatro Sergio Porto, dez 2017 Rio de Janeiro (RJ)
  • “Sarau Du Brown”  shows de Carlinhos Brown no Museu do Ritmo no Verão em Salvador(2014) assistencia de direção para Gualter Puppo. (Salvador/ Bahia) https://www.youtube.com/watch?v=kyVdn_dCsM8
  • Exposição “Essas Associações” de Tino Sehgal, o artista vencedor na Bienal de Veneza. Assistencia de direção na exposição do CCBB no Rio de Janeiro.(2014)
  • Produção Internacional – “Arquitetura do Samba: a dança do mestre sala e porta bandeira” produção para apresentações no Holland Dance Festival (2014) – (Holanda /Haia)
  • Direção de Movimento do novo show do Monobloco “Arrastão da Alegria”(2013) (Rio de Janeiro)
  • Seleção de elenco e coreografia para o desfile da marca Reserva no Fashion Rio ( 2013)
  • Apresentações da cia Arquitetura do Movimento (2011) nos 25 anos da Intrépida Trupe, Lagoa palco ao ar livre: 
  • Apresentações da cia Arquitetura do Movimento Vinheta de abertura do Especial de final de ano da TV globo em show de Gilberto Gil Caetano Veloso e Ivete Sangalo.( 2012)
  • Espetáculos produzidos: “Arquitetura do Samba: a dança do mestre sala e porta bandeira” (2010/ 2011) – circuito de apresentações: março/ abril 2011 Circuito Sesc de Dança no Estado do Rio de Janeiro. Dezembro de 2010, Temporada no Espaço SESC no Teatro de Arena, Rio de Janeiro; Novembro de 2010, Festival Panorama, Teatro Carlos Gomes, Rio de Janeiro: Projeto Entrando na Dança, formação de platéia, de maio a setembro de 2010, Teatros em Vila Kennedy, Campo Grande e Marechal Hermes, RJ. 
  • Festival X Tudo Cultural 2011/2012- curadoria do evento da coreógrafa Andrea Jabor. Representação  do grupo de dança Primeiro Passo em sua apresentação.
  • Projeto de manutenção da companhia Arquitetura do Movimento (2009): Projeto Arquitetura do Movimento – 10 anos, Manutenção, Memória e Intercâmbio. Patrocínios: Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro e Premio Funarte Petrobras Klauss Vianna de Dança/ 2008. 
  • Espetáculos produzidos: “AO SAMBA: a cruz o xis e o esplendor” (2009) circuito de apresentações: Festival VIVA DANÇA – Teatro Vila Velha, Salvador- Bahia, Abril de 2010; Evento “A dança e o canto dos atabaques” Dezembro de 2009 – Teatro SESC Tijuca, Rio de Janeiro; Festival Panorama e Festival Entrando na Dança ao longo de 2009, Teatros Arthur Azevedo/Campo Grande, Teatro Mario Lago, Vila Kennedy, Teatro Armando Gonzaga, Marechal Hermes; Espaço SESC – sala multiuso do Espaço SESC rio de janeiro; maio de 2009 Teatro Angel Vianna –Temporada no centro coreográfico do rio de janeiro; abril de 2009 Espaço Cultural Sérgio Porto – temporada; Maio de 2009 Escola de Ensino Médio do SESC – apresentação de aula-espetáculo para a escola. 
  • Orientação no CoLABoratório do Festival Panorama: Oficina de Ricky Seabra sobre performance de 6 semanas em Teresina no Piauí no Núcleo do Dirceu e no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro para 20 bolsistas de dança de 5 países. Junho-Julho 2010. 
  • Oficinas de Arte, Dança e Formação: Oficina de Corpo com Andrea Jabor para professores de arte-educação para o Programa Educativo “Hélio Oiticica Museu é o Mundo” Casa França- Brasil, outubro de 2010; Oficina de expressão corporal para a capacitação e formação do profissional Circense realizada em julho de 2010 nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Pernambuco e Amazônia/ Patrocínio da Caixa e coordenação do departamento de Circo da Funarte. 
  • Produção e show de lançamento de documentário audio visual: (2010)

“Oficinas de Dança- As Matrizes do Samba Carioca” conjunto de três dvds – O samba de terreiro, samba de partido alto e samba enredo. 

Show de lançamento “As Matrizes do Samba Carioca” (2010) em 20 de novembro de 2010, na praça Albino Pinheiro, centro do Rio, com a participação de Ruben Confete, Aluísio Machado, Helena Teodoro e conjunto DNA do Samba. 

• Realização de caderno educativo para professores e revista educativa para crianças para a exposição Um Novo Mundo, um Novo Império: a corte portuguesa no Brasil, uma parceria entre o Museu Histórico Nacional e a Fundação Calouste Gulbenkian, de Portugal. 03/2008 no Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro/RJ.

 Pesquisa, curadoria educativa e realização do material educativo para professores, em parceria com Luiz Guilherme Vergara, para a exposição itinerante de vídeo instalações, Espectador em Trânsito, do Projeto ArteSESC. 10/2007.

• Criação, implementação e coordenação geral do Programa Educativo do Museu das Telecomunicações no centro cultural Oi Futuro no Rio de Janeiro. Consultoria para sistematização e implementação da proposta para o Museu da Telecomunicações em Belo Horizonte. 01/2007 a 12/2007.

• Coordenação geral da ação educativa para a exposição Caminhos de Santiago – arte no período românico em Castela e Leão, séc. XI a XIII, realizada no Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro/RJ, 10/2006 a 02/2007.

• Pesquisa e curadoria educativa em parceria com Luiz Guilherme Vergara, para a exposição itinerante do artista Claudio Tozzi, Canteiro de Obras, do Projeto ArteSESC e realização do material para professores Visitando um Canteiro de Obras. 06/2006.

• Coordenação da ação educativa para a exposição Além da Imagem, no Centro Cultural da Telemar. Rio de Janeiro/RJ, 17/11/2005 a 08/01/2006.

• Realização das oficinas de Forma – artes plásticas, urbanismo e design, dentro do Projeto Leitura Ampla: a construção do olhar – programa para professores da Rede Municipal – São Gonçalo, Itaboraí, Niterói e Duque de Caxias de 08 a 11/2005.

 Realização da ação educativa para professores no Circuito SESC/Rio, Carlos Oswald e Goeld – Gravuras do Museu Nacional de Belas Artes, nas Unidades do SESC no Estado do Rio de Janeiro, 07 a 12/2004.

• Junto com a empresa “Primeiro Olhar”, responsável pela coordenação geral do projeto, foi realizado a coordenação executiva do projeto Arte Cultura e Cidadania para o programa educativo do CCBB. Rio de Janeiro/RJ, 2002 a 2004. O programa educativo do Centro Cultural Banco do Brasil obteve destaque como a instituição eleita em 2003 para o prêmio Personalidade Educacional organizado pela Associação Brasileira de Educação.

BELAS ESTRATÉGIAS PRODUÇÕES LTDA.

CNPJ:05.725.477/0001-58

Sócios Diretores

ANDREA JABOR HUGUENEY

BIA JABOR HUGUENEY

LUCILIA JABOR HUGUENEY

Publicado por Andrea Jabor

Andrea Jabor é diretora, coreógrafa, bailarina e criadora da Arquitetura do Movimento. Andrea é também sócia diretora da empresa Belas Estratégias Produções. Possui formação abrangente e experiência internacional pois viveu em diversos países. Formou-se em dança e coreografia no "School for New Dance Development" da “Amsterdamse Hoogeschool voor de Kunsten” (Holanda) e tem especialização em dança pelo "Laban Centre" em Londres.e Tem pós-graduação em dança pela Univer-Cidade (Rio de Janeiro). Possui ainda formação musical pela Universidade de Brasília (licenciatura em flauta) e pela Escola de Música de Brasília. Além de coreógrafa e bailarina, Andrea é diretora de movimento e preparadora corporal. Trabalha com bailarinos profissionais, atores de teatro e cinema e com projetos voltados para a primeira infância e o desenvolvimento do movimento do ser humano ainda novo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: